Imprimir
Projetos da Fundação

 

Financiamento CCDR Alentejo “POR Alentejo”

Projeto Cidade Romana de Ammaia IIª e IIIª Fases (Concluído)

Promotor

Fundação Cidade de Ammaia

Investimento Elegível Aprovado

1.663.728 euros

 

“Situadas em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, as ruínas romanas de Ammaia beneficiam de um enquadramento de rara beleza natural que, conjugado com o seu inequívoco valor patrimonial, conferem a este local um interesse turístico excepcional.

As escavações realizadas permitiram descobrir uma cidade romana preservada e que é já um local de visita obrigatória para os interessados e os especialistas neste período histórico. A par dos trabalhos arqueológicos, foram também criados um laboratório de conservação e restauro, uma biblioteca e um interessante núcleo museológico que possibilitam uma visita integrada e uma compreensão mais cabal das ruinas de Ammaia.

Até agora, apenas uma parte do território foi explorado e os vestígios encontrados são surpreendentes e importantes, pelo que se espera por mais avançados estudos e novas sondagens arqueológicas para recuperar novos vestígios, confirmar as informações dadas por geógrafos antigos e oferecer uma nova visão sobre a presença romana no território português.”

Fonte CCDRA