Imprimir
Conservação e Restauro
O trabalho desenvolvido no laboratório de Conservação e Restauro tem como objetivo conservar e salvaguardar o espólio arqueológico da Cidade Romana de Ammaia, permitindo o seu estudo e/ou exposição.

O laboratório situa-se nas imediações no Museu e funciona na sua plenitude desde 2009. Encontra-se condignamente apetrechado com todos os equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho de conservação e restauro. Funciona também como local de trabalho para os investigadores que estão a desenvolver estudos sobre os materiais arqueológicos da Cidade Romana de Ammaia.

A metodologia utilizada na Conservação e Restauro dos bens móveis tem como base os princípios deontológicos da ECCO (European Confederation of Conservator-Restorers´ Organizations) nomeadamente: a intervenção mínima; reversibilidade dos materiais utilizados; compatibilidade com a natureza físico-química do objeto; intervenção discernível e o respeito pela integridade física, estética e histórica do objeto.

Atualmente estão em desenvolvimento intervenções de conservação e restauro sobre o espólio metálico da Ammaia, exumado desde o ano de 1995, tendo como principal objetivo a sua preservação e salvaguarda, permitindo o seu estudo e/ou exposição.



Intervenção em objeto metálico