Imprimir
Exposição Permanente
Coleção de Epigrafia
 
O Museu da Cidade de Ammaia possui uma importante coleção de epígrafes que se podem dividir por várias tipologias. Temos inscrições votivas, dedicada a divindades tanto indígenas como romanas; inscrições funerárias que eram colocadas em necrópoles, em memória do morto; e inscrições honoríficas que eram mandadas fazer e colocadas em honra de alguém.
 
 
Coleção de Vidros
 
Para além dos objectos expostos no Museu, existem outras coleções que, por diversos períodos, já estiveram expostas no Museu da Ammaia. Delas destacamos a coleção de objetos em vidro, em excelente estado de conservação, atualmente no Museu Nacional de Arqueologia, que conta com alguns exemplares de garrafas, taças, pratos, unguentários de época romana.
 
 
Coleção de Numismática
 
Na Ammaia foi exumada uma já considerável quantidade de moedas romanas que permitem identificar a evolução da circulação monetária e caracterizar o seu desenvolvimento económico. Nesta coleção existem exemplares de todo o "mundo romano", comprovando a importância desta cidade.
 
 
Coleção de Objetos de Adorno
 
Durante os trabalhos arqueológicos realizados na Cidade Romana de Ammaia têm sido recolhidos bastantes artefactos que são testemunhos materiais da cultura e civilização Romanas. Nesta coleção podemos observar os anéis, pedras de anel, brincos, braceletes, contas de colar, amuletos e alfinetes de toucado, que eram produzidos em variadíssimos materiais.

Epigrafia

Numismática

Objetos de Adorno